O setor de produtos alimentícios no Brasil está passando por novas tendências, seguido por um crescimento gradual quando comparado a um mundo pré-pandemia.
De acordo com a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a indústria apresentou um crescimento de 12,8% no faturamento em relação ao ano de 2019.
Contudo, isso resulta em 10,6% do PIB brasileiro!
Porém, não podemos nos esquecer que esse setor foi um dos mais atingidos na pandemia, e a maioria teve que recorrer à inovação para sobreviver.
Uma vez que os consumidores começaram a explorar fortemente o digital e e-commerce, pelo fato das restrições físicas terem sido adotadas.
Com a interrupção dos meios convencionais para comprar alimentos e bebidas, a tecnologia voltada ao consumidor teve seu respectivo aumento.
Ademais, isso acarretou a abertura de porta para alternativas inovadoras, como o mobile-first de longo prazo, mesmo após a pandemia.
Vale ressaltar que as cadeias deste mercado já ofereciam funcionalidades digitais, porém como resquício da pandemia, houve um aprimoramento do atendimento ao cliente.
Por exemplo, a abordagem do omnichannel está cada vez mais presente na jornada do consumidor.
O qual se trata da integração de diferentes canais como lojas físicas e virtuais.
Um grande exemplo disso é o crescimento da tecnologia QR Code, que implica também na higiene.
Uma vez que não precisa tocar no cardápio e nem na maquininha para realizar pagamento.
Entretanto, vale adicionar que atualmente, como consequência da pandemia, estamos em um cenário escasso de crédito.
Com isso, empresas e pessoas estão cada vez mais buscando por alternativas baratas, ou soluções financeiras mais viáveis.
Em contrapartida, as empresas precisam cada vez mais desse crédito para se adequarem a este novo cenário e se adaptarem às novas tecnologias.
Pensando nisso, a Ulend oferece soluções para empresas que querem crescer no mercado, porém necessitam de fluxo de caixa para isso acontecer.