Cenário da Educação Financeira no Brasil

A importância da educação financeira vai muito além de apenas poupar dinheiro, e o seu aprendizado logo cedo pode ser vital para melhorar o cenário brasileiro de inadimplência.

Além de ensinar a economizar, a educação financeira proporciona uma visão mais ampla em relação ao seu objetivo financeiro, como realização de estudos e diagnósticos financeiros, impondo também limites de orçamentos.

Ela também ajuda na busca pela qualidade de vida e a segurança material necessária para eventuais imprevistos, tal como ocorreu a crise da pandemia do COVID-19. 

Infelizmente, o cenário no Brasil não é dos melhores quando comparado aos outros países, segundo o Banco Mundial apenas 3,64% da população economiza pensando nos planos futuros.

Já outros países emergentes como México é de 20%, África do Sul 16% e Rússia 14%. Os índices mais baixos do mundo são formados pela média na América Latina de 10%.

Pelo fato da economia brasileira e sua inflação não terem um histórico estável, os brasileiros preferem gastar o dinheiro do que poupar o valor, com medo de haver um grande aumento no preço

Com isso, grande parte da população brasileira não desenvolve um patrimônio sólido ou elabora uma alternativa à aposentadoria, em muitos casos ficando refém da previdência social.

Ademais, a falta de educação financeira no Brasil contribui enormemente para que o endividamento aumente no país.

De acordo com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o ano de 2020 começou com 61 milhões de negativados. E com a pandemia este cenário de endividamento pode se agravar ainda mais.

Contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN) a saída para a melhora da educação financeira no Brasil é começar logo cedo, sendo tema incluso tanto na família como nas escolas.

Outro ponto a ser considerado é que a crise causada pela pandemia serve como um bom momento para as pessoas entenderem a importância de conhecer melhor suas finanças.

A Ulend conta com conteúdo semanal nas redes sociais e aqui no Blog sobre finanças e o mundo corporativo 😉 

1 opinião sobre “Cenário da Educação Financeira no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.