4 vícios que te atrapalham de lidar com suas finanças – e como contorná-los

4 vícios que te atrapalham de lidar com suas finanças – e como contorná-los

Vícios atrapalham finanças

Organizar a vida financeira é um desafio, especialmente no Brasil, em que existe uma forte cultura de não falar de dinheiro. É um assunto que tende a deixar as pessoas desconfortáveis, apesar de que não deveria. Afinal, todo mundo quer e precisa de dinheiro. O problema é que existem muitos vícios que atrapalham muito suas finanças. Porém, se você não conversa sobre o assunto, pode não perceber que os comete, ou que eles são tão ruins assim.

Então, se você quer lidar com as suas finanças da melhor forma possível, confira 4 vícios que atrapalham suas finanças e como contorná-los.

1. Depender do cheque especial ou dos juros do cartão

Este é um grande vício que atrapalha muito. Afinal, muitas pessoas usam estas linhas de crédito por questão de conveniência. Já está lá, não é? Já está liberado? Se é tão simples, por que não usar?

O motivo pelo qual este vício atrapalha tanto é que o cheque especial e os juros do cartão têm os juros mais caros do país. Então, é comum que pessoas estejam com muitas dívidas sem saber exatamente o motivo. Se você usa muito estas linhas de crédito, considere parar.

Existem diversas alternativas a estas duas. Por exemplo, você pode se organizar para não precisar de crédito, ou buscar opções com juros menores.

2. Gastar sem fazer um orçamento

Outro vício que atrapalha muito a vida financeira é não se planejar. Ou seja, o dinheiro entra e você apenas o gasta, sem muita organização. Fazer o orçamento é essencial, pois permite que você aloque a sua verba da forma que precisa.

Por exemplo, uma das melhores formas de se organizar é dividida no modelo 50/30/20. Ou seja, 50% dos seus gastos são os essenciais, 30% é para estilo de vida e 20% é para seus objetivos financeiros, como quitar as dívidas. É claro que você pode adaptar este modelo a sua realidade, mas o importante é fazer o orçamento e segui-lo.

3. Não anotar todos os gastos

Mais um vício que tem ligação com o anterior, é não anotar todos os gastos. O motivo pelo qual isso atrapalha é muito simples, como você vai se organizar se não sabe onde gastou?

Este é um hábito muito positivo e muito simples, podendo te surpreender. Por exemplo, você sabe o quanto gasta por mês com o lanche da tarde? A tecnologia ajuda você a organizar isso muito melhor, pois você anota qualquer gasto no celular em segundos.

4. Gastar dinheiro porque está na carteira

Outro vício que é problemático é gastar o dinheiro simplesmente porque está na carteira. Afinal, já está lá, então, por que não gastar? É o mesmo raciocínio do cheque especial.

O problema é que você acaba perdendo o controle deste dinheiro e gastando muito mais do que imagina. O ideal é andar apenas com o necessário na carteira e gastar somente quando for preciso.

Estes são alguns vícios que podem atrapalhar muito sua vida financeira, mais do que você imagina. Felizmente, a organização e o planejamento são suficientes para ajudar a contorná-los.

Por exemplo, na nossa plataforma você encontra um modelo de empréstimo com juros que cabem no seu bolso. Quer conhecer mais? Então, se cadastre no site e confira!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre os vícios que atrapalham as suas finanças, é só comentar aqui embaixo.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram