Redução da renda: como organizar e planejar minhas finanças?

Redução da renda: como organizar e planejar minhas finanças?

Redução de renda

Todo mundo já sabe que, com a pandemia do COVID-19, muitas pessoas tiveram uma redução de renda. Isso acabou desestabilizando as finanças de muitas famílias brasileiras. Por isso, principalmente nesse momento, é importante ter a consciência sobre sua vida financeira e como você pode organizá-la e planejá-la para os próximos meses.

Como organizo minhas finanças após a redução da renda?

Primeiramente, é importante ter em mente que é normal se sentir perdido em momentos como esse. Mas não se preocupe, estamos aqui para tentar aliviar sua tensão.

A pergunta que muitos estão fazendo é: “Quais contas devo priorizar agora?”. Com a crise, contas essenciais como aluguel e luz, por exemplo, devem ser priorizadas. Para você verificar o que, para você, é essencial, o recomendado é colocar todas as suas contas em um papel e começar a cortar o que realmente é supérfluo no momento atual.

E como me planejo para os próximos meses?

Para começar o seu planejamento, é necessário saber como está sua vida financeira agora. Depois, foque em um planejamento que vai te ajudar realmente em tomadas de decisões.

Um exemplo de planejamento simples é somar todos os seus gastos fixos, como aluguel, internet e água, por exemplo. Depois você deve inserir os valores dos seus gastos variáveis como supermercado e transporte. É importante dizer que esses valores devem ser colocados como o seu gasto mensal e a soma desses dois valores serão a base para o seu planejamento financeiro.

Ah, não se esqueça que o planejamento é algo que deve ser feito, revisto e refeito.

Caso tenha alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo ou entrar em contato conosco!

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram