Perfil de investidor: como saber que tipo é o meu?

Perfil de investidor: como saber que tipo é o meu?

Perfil de investidor

Muitos ainda têm dúvida sobre qual é o seu perfil de investidor. E descobrir o seu é importante para saber quais são os melhores investimentos para você. Para isso, também é preciso entender qual são seus objetivos, expectativas e poder financeiro. Todos esses tópicos influenciarão em qual será o seu perfil.

Mas agora que já sabemos o que influencia ou não nos perfis, vamos conferir um pouco mais sobre eles?

O perfil conservador

Você deve saber que, mesmo a poupança não sendo um “investimento” aconselhável, muitos brasileiros acabam colocando o seu dinheiro nela.

Mas por que isso? Essa resposta é simples, porque a população possui o perfil conservador.

Primeiramente, pessoas que acreditam que o risco e a instabilidade são características ligadas aos investimentos, normalmente fazem parte do perfil conservador.

Veja mais características sobre esse perfil:

  • Necessidade de liquidez;
  • Planos de curto ou médio prazo;
  • Baixo capital para investir;
  • Planejamentos com valores exatos e sem margem de perdas;
  • Investimento concentrado.

E quais são as opções de investimentos mais recomendadas para esse perfil?

  • Tesouro Selic;
  • CDB;
  • Fundos de renda fixa.

Gráfico da alocação de ativos de uma carteira conservadora
Exemplo de carteira do perfil conservador

Então, podemos concluir que o perfil conservador é avesso a riscos a sua característica principal é preservar seu patrimônio.

O perfil moderado

Investidores desse perfil também gostam de segurança, mas já possuem tolerância a riscos de longo prazo. Por isso, acabam optando por investimentos mais arriscados dependendo da situação (eles investem cerca de 20% de seu patrimônio em investimentos com mais possibilidade de ganho).

O investidor de perfil moderado tem mais conhecimento sobre o mercado financeiro e possui um patrimônio em crescimento, sendo ele já suficiente para conseguir diversificar seus investimentos.

Muitos nesse perfil possuem um mix de investimentos. Ou seja, eles têm investimentos de segurança na renda fixa, mas também aplicam parte de seu capital em renda variável, com o intuito de conseguir retornos acima da média do mercado.

E quais são as opções de investimentos mais recomendadas para esse perfil?

  • Títulos de renda fixa;
  • Fundos imobiliários;
  • P2P Lending;
  • Fundo de ações.

Perfil de Investidor conservador, moderado, arrojado: Investimento?
Exemplo de carteira do perfil moderado

As pessoas com esse perfil já admitem perdas até certo limite e possuem expectativas de retorno em médios e longos prazos.

Para concluir, o perfil moderado tem como principal característica a versatilidade e procura equilibrar rentabilidade x risco.

O perfil arrojado ou agressivo

Esse é o perfil que mais se arrisca. As pessoas que possuem esse perfil entendem que as perdas a curto prazo são passageiras e necessárias para conseguirem maiores retornos no longo prazo.

Os investidores com perfil agressivo, normalmente, procuram crescer seu capital para cumprir objetivos de vida e, claro, se aposentar mais cedo para viver da renda de seus investimentos.

O perfil arrojado também possui uma pequena parcela de investimentos em baixo risco. Isso porque eles devem ter uma reserva de emergência que pode ser sacada rapidamente, e sem perda de rentabilidade, para situações do cotidiano que podem aparecer.

Esse perfil conhece o mercado financeiro e assume posições mais concentradas com estratégias para alcance de um maior retorno. Além disso, ele também tem um preparo técnico e emocional para verificar as oscilações do mercado.

E quais são as opções de investimentos mais recomendadas para esse perfil?

  • Fundos imobiliários;
  • P2P Lending;
  • Fundo de ações.

Gráfico da alocação de ativos de uma carteira arrojada
Exemplo de carteira do perfil arrojado ou agressivo

Por fim, o perfil agressivo prefere investir em ações de empresas e busca acumular altos ganhos que superam a média do mercado.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o perfil de investidor, é só entrar em contato ou comentar aqui embaixo.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram