Medo ao investir: estratégias para lidar com ele!

Medo ao investir: estratégias para lidar com ele!

Medo ao investir

Muitas pessoas demonstram grande insegurança no momento de começar a investir, esse é um medo comum que pode afetar a qualquer um. Porém, esta é uma situação que impede que você alcance os seus objetivos financeiros e deixe de lado sonhos como a aquisição de bens e viagens para o exterior.

Começar a investir tem uma característica imediatista, pois, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, maior será o rendimento. A perda de recursos financeiros é o principal motivo que limita aqueles que buscam ampliar o seu patrimônio.

Por esse motivo, desenvolvemos esse conteúdo para explicar que é possível superar esse medo. Confira agora as principais estratégias:

Busque a educação financeira

Uma forma de combater o medo racionalmente é por meio do aprendizado sobre o assunto. Nesse caso, o fato de que é um cenário desconhecido causa receio e impede que você aproveite excelentes oportunidades para aumentar a sua renda.

Por isso, busque compreender mais o assunto para assimilar como o mercado financeiro atua na prática. Para alcançar esse objetivo, é recomendado:

  • Assistir a aulas e treinamentos;
  • Acompanhar notícias da economia;
  • Ler artigos e livros sobre o assunto;
  • Conversar com investidores experientes.

Ao adquirir uma compreensão aprofundada sobre o mundo dos investimentos, você tem condições decisões com segurança.

Conte com uma corretora experiente

Pois bem, se você deseja se tornar um investidor de sucesso, o primeiro passo a ser dado é a criação de uma conta em uma corretora de valores. Atualmente, todas as transações no mercado financeiro são intermediadas por esse tipo de instituição. Por isso, busque uma empresa consolidada para depositar os seus investimentos.

O apoio de uma corretora é essencial para desenvolver um relacionamento de confiança com investidores iniciantes. Essa empresa vai atuar como suporte, esclarecendo dúvidas e recomendando aplicações compatíveis com o seu perfil.

Comece a investir gradualmente

Se você é o tipo de pessoa que juntou as economias na poupança, é natural que você não se sinta preparado para sacar todo o valor disponível para começar a investir. Portanto, uma prática que costuma dar resultados é investir valores baixos para que você possa sentir na prática como o mercado funciona.

Esse é um processo que minimiza os riscos para quem está começando. Além disso, existem alternativas de investimento que o valor da aplicação inicial custa em torno de 30 reais. Portanto, comece a aplicar mensalmente pequenas quantias para testar os seus conhecimentos.

Acompanhe os resultados periodicamente

Agora que você já conta com os serviços de uma correta e já fez as primeiras aplicações, está na hora de verificar os resultados. Desenvolva o habito de consultar os seus investimentos, pelo menos, uma vez por semana. Com isso, você poderá acompanhar a progressão dos seus lucros.

Essa é uma recomendação que ajuda a desenvolver confiança primeiro nas aplicações de baixo risco. Contudo, ver o seu capital aumentar desperta o deseja de ganhar ainda mais. Assim, é possível encontrar opções para aumentar a rentabilidade tanto em curto como em longo prazo.

Por isso, você tem interesse em tornar um especialista, entre em contato conosco ou comente suas dúvidas aqui embaixo.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram