Liberdade financeira: como conquistar a sua?

Liberdade financeira: como conquistar a sua?

Liberdade Financeira

Conquistar a tão almejada liberdade financeira é o sonho de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens que ainda dependem dos pais, por exemplo. Portanto, se você é uma dessas pessoas que sonha com a liberdade financeira, esse post foi feito pensando em você.

Isso porque hoje falaremos um pouco mais sobre algumas dicas que com certeza irão ajudar você a conquistar a sua tão almejada liberdade financeira. Ficou curioso(a) para saber quais dicas são essas? Então continue nos acompanhando e boa leitura.

Poupe seu dinheiro

Pode parecer uma dica generalista, mas acredite: se você não começar a poupar o seu dinheiro, o sonho da liberdade financeira ficará cada vez mais distante de ser realizado. Afinal de contas, você precisa construir um bom colchão de liquidez se deseja ser financeiramente livre. E não existe outra forma de fazer isso que não seja por meio da economia do seu dinheiro.

Para isso, estipule uma porcentagem para guardar todos os meses. Não importa se você ganha R$ 1.000,00, um salário maior ou menos. A cada 30 dias, assim que o salário cair na sua conta, essa porcentagem deve ser devidamente poupada. E, para que o valor não fique parado na sua conta corrente sem gerar nenhuma margem de lucro, você pode investi-lo em algum fundo, mas esse é assunto para outro post.

Como está o planejamento das suas finanças?

Planejar suas finanças é tão importante quanto poupar parte do seu salário todos os meses. Isso porque, se você deseja ter liberdade financeira, é preciso que adeque o quanto você ganha a quanto gasta por mês. Afinal de contas, se essa conta não fechar, ficará cada vez mais difícil encontrar possíveis problemas no seu orçamento.

Para isso, comece a controlar até mesmo os centavos que saem da sua conta. É preciso colocar em uma planilha todas as entradas e saídas que você tem em sua conta no mês. Sabe aquele sorvete que você tomou? Até o que gastou nele precisa constar nessa planilha.

Pois só dessa forma você conseguirá identificar o seu padrão de gastos, bem com organizar suas finanças. Fazendo isso, quem sabe você não consegue dar uma enxugada em alguns gastos e aumentar ainda mais a sua porcentagem de dinheiro poupado por mês, hein?

Reduzindo gastos

Você com certeza já deve ter ouvido em algum noticiário por aí que o jovem brasileiro é um dos mais endividados do mundo. E isso acontece, principalmente, pela falta de educação financeira. Afinal, apenas por meio de um bom planejamento é possível evitar esse tipo de situação.

E, para isso, o primeiro passo deve ser o de reduzir custos. Principalmente se você está buscando por sua independência financeira, reduzir gastos desnecessários é uma ótima opção para equilibrar suas finanças e dar um passo a mais em direção à sua liberdade financeira.

Esperamos que essas dicas possam ajudar na conquista da sua tão sonhada liberdade financeira. Para conferir mais dicas como essas, comente aqui embaixo ou acesse o nosso site.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram