Investimentos PEMs: por que eles são importantes?

Investimentos PEMs: por que eles são importantes?

Por que as PEMs são importantes?

Segundo levantamentos feitos pelo Sebrae, 99% das empresas formalizadas no país são Pequenos Negócios. Além de impactar 27% do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto), os Pequenos Negócios são decisivos na geração de empregos no Brasil, responsáveis aproximadamente por 54% da massa salarial. Além disso, citaremos aqui outros fatores do porquê os investimentos PEMs são tão importantes.

As PMEs (Pequenas e Médias Empresas) movem a economia, geram emprego e renda, bem como englobam a maior parte de empresas nacionais formalizadas.

Nesse sentido, de acordo com o estudo sobre as pequenas e médias empresas que mais crescem no país, para atingir tal sucesso, é preciso investir em criação de novos produtos e serviços e no aumento da eficácia de forças de vendas.

Logo, podemos ver qual a importância dos investimentos PEMs. Acompanhe o texto e entenda melhor a relação do crédito no crescimento dessas empresas.

Qual a importância dos investimentos PEMs?

Em primeiro lugar, o crescimento dos últimos anos das 100 PMEs mais bem-sucedidas no país se deu com o investimento em criação de novos produtos e serviços, bem como nos esforços de vendas. Assim, essas empresas conseguiram faturar entre R$ 10 milhões e 18 milhões, segundo o ranking mais recente publicado pela Revista Exame.

Afinal, não adianta ter novas ideias e um modelo de negócio inovador sem contar com recursos financeiros e capital de giro para levar esses novos produtos e serviços ao mercado. Ou seja, essas empresas precisam de acesso a crédito e investimentos PEMs com condições vantajosas, a fim de atingir seu potencial.

Em segundo lugar, ainda de acordo com os levantamentos do Sebrae, 20% dos Pequenos Negócios encerram suas operações por falta de capital. Isso mostra como o acesso a linhas de créditos e investimentos dedicados a esse tipo de empresa é fundamental para sua manutenção e sobrevivência.

Desse modo, um dos maiores desafios de pequenos e médios negócios é captar recursos financeiros necessários para expandir sua atuação e atingir seu potencial de crescimento.

Nesse sentido, o empréstimo ponta a ponta, também conhecido como P2P lending, tem sido uma das soluções para alavancar essas empresas.

Quais as vantagens do investimento P2P?

O investimento P2P (Peer to Peer), também conhecido como P2P lending ou empréstimo coletivo, funciona sem intermediários, conectando empresas que precisam de crédito para mobilizar suas operações a investidores interessados em receber juros pelo empréstimo.

Uma das vantagens do investimento P2P é a redução de burocracia. Além de oportunizar empréstimos com taxas reduzidas para as empresas e maior rentabilidade para os investidores.

Vantagens do empréstimo

  • Menor taxa de juros em comparação com as praticadas no mercado de empréstimos;
  • Burocracia reduzida;
  • Maior facilidade e acesso por meio da plataforma online;
  • Mais rapidez na análise do tomador de crédito;
  • Maior transparência quanto às informações sobre a contratação;
  • Negociação direta com o investidor.

Vantagens do investimento

  • Investimentos PEMs são mais rentáveis em comparação a outros investimentos, com retornos de até 50% ao ano;
  • Possibilidade de começar com aportes menores do que outros investimentos no mercado;
  • Contratação online, sem burocracia;
  • Maior acessibilidade e controle pela plataforma online;
  • Possibilidade de entrar em um mercado de alto crescimento e impacto econômico;
  • Diversificação de sua carteira de investimento;
  • Contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Dessa forma, os investimentos PEMs são de suma importância para a sobrevivência e crescimento desses negócios e o P2P é uma das alternativas mais eficientes para facilitar o acesso a linhas de crédito com taxas competitivas.

As vantagens englobam tanto o empresário quanto o investidor, bem como a economia nacional e a sociedade, uma vez que essas empresas são as que mais geram riqueza e emprego no Brasil.

Se você se interessou e deseja aproveitar o P2P, seja como empresa ou investidor, cadastre-se no nosso site e descubra as oportunidades desse tipo de investimento. Qualquer dúvida é só comentar aqui embaixo.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram