Grandes bancos concentram mais de 80% dos empréstimos no Brasil.

Não é novidade que o mercado financeiro é bem concentrado no país… Porém quando se trata de crédito, os 5 grandes bancos concentram mais de 80% dos empréstimos no Brasil.

Ou seja, a cada 10 empréstimos, 8 são financiados pelo Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal.

Porém, esse cenário não é nada bom para os pequenos e médios empreendedores… Porque infelizmente a taxa média de juros para eles nesses grandes bancos é de 38,5%!

Com isso, as pequenas empresas ficam mais uma vez como injustiçadas neste cenário, já que a taxa para as grandes empresas é bem menor nestes bancos.

Em contrapartida, com o crescimento das fintechs no Brasil houve uma melhora neste cenário, reduzindo um pouco a concentração dos bancos.

O termo desbancarização está cada vez mais comum no mercado financeiro, deixando o ambiente mais justo para todos com a participação das fintechs.

Com a tecnologia digital, tanto pessoas físicas como jurídicas, não precisam mais recorrer aos grandes bancos para conseguir resolver os seus problemas.

Desde a grande crise de 2008, em que os “bancões” mostraram sua fragilidade e muitos quebraram, os americanos vem liderando a desbancarização.

Por meio da disseminação dos bancos e pagamentos digitais, e até das corretoras de investimento independentes.

Atualmente o Brasil vem liderando cada vez mais esse termo! Em 2018 o BC liberou as transações legais entre pessoas, desde então a atuação das fintechs só aumenta.

A Ulend, atuante como uma fintech de crédito privado, possibilita às empresas captarem recursos diretamente com os investidores.

Com taxas menores em relação aos grandes bancos, e menos burocracia.

Se sua empresa está precisando de fluxo de caixa, confira nossa plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *