Como saber se suas finanças estão indo bem?

Como saber se suas finanças estão indo bem?

Finanças indo bem?

O dinheiro é um dos principais ativos para as pessoas e/ou empresas e com ele não se brinca! Esse recurso se faz tão necessário devido ao fato de possibilitar a aquisição e alcance dos demais recursos que precisamos para a nossa sobrevivência, manutenção da qualidade de vida, alavancagem de negócios e muito mais! Por isso, é importante saber se suas finanças estão indo bem.

Para que seja possível atingir essas e outras coisas é fundamental ter um bom planejamento e gestão financeira que permita maximizar o poder de compra do dinheiro, bem como garante outros elementos fundamentais, como: a liquidez, rentabilidade, garantias e gestão de risco.

Por ser um tema de grande relevância para todos, trazemos até você este artigo em que te ensinaremos como saber se as suas finanças estão indo bem. Quer saber mais? Então continue esta leitura e desenvolva mais este conhecimento!

Como está sua reserva de emergência?

O primeiro ponto para saber se suas finanças estão indo bem é mensurar as suas reservas de emergência. O ideal é manter um montante que cubra os gastos por pelo menos seis meses, caso você perca todas as suas receitas. Se ela cobre um período menor ou é inexistente, então, o primeiro sinal de alerta é acionado de que as suas finanças não estão indo bem.

Para equilibrar esse cenário você deve separar de 10% a 20% das suas receitas mensais até que possa cobrir os mínimos seis meses em reservas para emergências.

Costuma investir suas reservas?

Outro indício para saber se suas finanças estão indo bem é verificar se tem o hábito de investir as suas reservas financeiras. O dinheiro parado tem o seu poder de compra diminuído ao longo do tempo por conta dos efeitos da inflação. Por isso é essencial investir as suas reservas em produtos financeiros e demais ativos que gere rendimentos.

Se os seus investimentos forem capazes de vencer a inflação, certamente, as suas finanças estão no caminho certo para o sucesso.

Está obtendo rendimentos satisfatórios?

Em complemento ao item anterior, para identificar se as suas finanças estão indo bem e no caminho certo, você deve verificar a rentabilidade real dos seus investimentos. Embora o sucesso de um investimento inicie quando começa a vencer a inflação, isso não é o bastante.

Para verificar se as suas finanças estão indo bem, você deve auferir aumento de patrimônio ao realizar essa atividade. Ou seja, seus rendimentos devem agir de maneira que o dinheiro trabalhe a seu favor, aumentando gradualmente seu patrimônio.

Suas finanças têm liquidez?

Não basta ter reservas e patrimônio se a maior parte deles estiverem imobilizados no longo prazo. Para ter sucessos nas suas finanças é fundamental separar uma parte em ativos de alta liquidez, facilitando o resgate em situações de maior urgência.

Essa diversificação é um forte indício que as suas finanças estão indo bem, afinal, para cada objetivo deve ser estabelecida uma determinada estratégia de alocação e uso do dinheiro.

Viu como analisar se as suas finanças estão indo bem é mais fácil do que imaginava? Ao verificar cada um dos pontos citados aqui você será capaz de enxergar o seu panorama no curto, médio e longo prazo.

Gostou do artigo? Então cadastre-se no nosso site para receber todas as novidades e conhecer mais dos nossos serviços! Qualquer dúvida, é só comentar aqui embaixo.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram