Top 10 filmes obrigatórios para os amantes do mercado financeiro

Top 10 filmes obrigatórios para os amantes do mercado financeiro

Filmes mercado financeiro

A diversão e o aprendizado podem se unir quando o assunto é o mercado financeiro. Os investidores, em sua maioria, enfrentam alguns obstáculos para obterem aprendizados no mundo dos investimentos. Mas isso não significa que o caminho para atingi-los é chato.
Pensando em te proporcionar um maior aprendizado nesse universo de forma divertida, separamos 10 filmes sobre o mercado financeiro que te ajudarão a observar a realidade das finanças mundiais.

Confira abaixo os 10 filmes selecionados pela Ulend:

1. A Grande Aposta

O filme se inicia alguns meses antes da crise de 2008 eclodir nos EUA. Seu foco está em quatro grupos de investidores, cada um com suas particularidades, mas com um objetivo em comum: lucrar (e muito!) a partir do fim do sistema. O longa foi baseado no livro escrito por Michael Lewis e é estrelado por Brad Pitt.

2. O Lobo de Wall Street

Baseado no livro de memórias de Jordan Belfort, um corretor de títulos da bolsa norte-americana que entrou em decadência nos anos 90. Além de ser um oportunista que enriqueceu às custas de investidores e ajudou a queimar o filme de Wall Street ao redor do mundo, sua história envolve o uso de drogas e crimes do colarinho branco. O filme americano a é dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio.

3. Margin Call: O dia antes do fim (Margin Call)

O trama acontece no início da crise de 2008. Nesse meio tempo, uma empresa de investimentos faz uma demissão em massa de seus funcionários e algumas pessoas tentam esconder o problema. Porém, um dos empregados revela uma falha na companhia que pode mudar o cenário financeiro mundial.
O filme conta com um elenco de estrelas como Kevin Spacey, Jeremy Irons e Demi Moore.

4. Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street)

Michael Douglas é Gordon Gekko, um famoso investidor conhecido por sua ganância e frieza. A história conta a descoberta de que corretoras estão mais preocupadas em lucrar do que em ajudar seus investidores.
O filme foi dirigido pelo aclamado diretor Oliver Stone e é, provavelmente, o mais conhecido sobre a bolsa de valores. Além disso, o longa ainda ganhou uma continuação em 2010: “Wall Street: O dinheiro nunca dorme”, também estrelado por Michael Douglas.

5. Trabalho Interno (Inside Job)

Lançado em 2010, o documentário foi dirigido por Charles Ferguson. O longa realiza uma ampla análise sobre a crise financeira de 2008. Além disso, o documentário também tenta compreender os fatores que levaram essa crise.
O diretor realizou uma extensa pesquisa sobre o assunto e conseguiu mostrar entrevistas com grandes políticos, jornalistas, acadêmicos e personalidades do mercado. Alguns grandes personagens desse cenário não participam do filme, mas mesmo assim são citados e acusados de se envolverem neste cenário.
Por fim, a tese do documentário é que os grandes bancos dos EUA já sabiam o que poderia acontecer.

6. O Mago das Mentiras

A história gira em torno de Bernard Madoff, um ex-consultor financeiro norte-americano que criou uma das maiores empresas de investimentos de Wall Street. Condenado por fraude, ele foi responsável por uma sofisticada operação, nomeada Esquema Ponzi, uma vez que é considerada a maior fraude financeira da história dos EUA.

7. Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail)

A produção mostra ao espectador um pouco mais do que foi a crise financeira de 2008. Ela conta sobre crise do ponto de vista do Secretário do Tesouro americano, Henry Paulson.
Apesar de ser uma ficção, o filme de 2011 conta com personagens ilustres como Ben Bernanke (presidente do Federal Reserve), Warren Buffett (maior investidor do mundo) e Dick Fuld (CEO do Lehman Brothers).

8. Betting on Zero

O documentário mergulha no mundo complexo da Herbalife, empresa global de produtos nutricionais acusada de esquema de pirâmide.]
Bill Ackman está em uma cruzada para expor a Herbalife, gigante nutricional global, como o maior esquema de pirâmide da história. Enquanto isso, os executivos da Herbalife alegam que a Ackman é uma manipuladora de mercado para levá-los à falência.

9. Enron: Os mais espertos da sala (Enron: The Smartest Guys in the Room)

Mais um documentário, mas dessa vez mostrando toda a trajetória de uma empresa, a Enron, que pediu falência em dezembro de 2001.
A companhia chegou a ser a 7ª maior dos EUA e atuava no setor de energia elétrica. A empresa tinha 21 mil funcionários e se envolveu em um grande escândalo sobre fraudes fiscais e uma dívida de US$ 13 bilhões. O filme conta em ordem cronológica a rápida ascensão da companhia, assim como sua meteórica queda.

10. Capitalismo: Uma história de amor (Capitalism: A Love Story)

O diretor Michael Moore levou seu estilo agitado, e com muitas polêmicas, para o universo de Wall Street.
No filme, ele entrevista não só grandes nomes da economia e da política como também pessoas comuns. Vale destacar que Moore aproveita o filme para criticar duramente o capitalismo e como as coisas funcionam nesse meio.

Que tal assistir esses filmes e aprender ainda mais de forma divertida sobre o mercado financeiro?

Conte para nós o que você achou dos filmes! Qualquer dúvida, é só entrar em contato.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram