Dinheiro na poupança: pare de perder a chance de rentabilizar mais!

Dinheiro na poupança: pare de perder a chance de rentabilizar mais!

Poupança não

Caso você deixe seu dinheiro parado na poupança, temos uma má e uma boa notícia. A má: você está perdendo dinheiro. A boa: você pode fazer o seu investimento render mais!

Ficou curioso? Neste texto, vamos explicar como você pode aproveitar a chance de rentabilizar mais. Confira conosco!

Você pode estar perdendo dinheiro na poupança

A poupança rende muito pouco. Cerca de 4,2% ao ano, mais Taxa Referencial. Apesar do baixo risco, é como se o investidor emprestasse seu dinheiro a algum banco e não recebesse praticamente nada em troca.

Na verdade, se a taxa de inflação estiver acima da porcentagem de rendimento da poupança, isso significa que o poupador perdeu dinheiro, enquanto seu capital estava parado nos cofres da instituição financeira.

Você não perdeu dinheiro, propriamente dito, mas a inflação representa o índice de desvalorização da moeda. Ou seja, se o rendimento do seu investimento for menor que a valorização do Real, o seu dinheiro perdeu poder de compra.

Ninguém quer colocar dinheiro no banco e não receber nada em troca. Mesmo como mera reserva de valor, os investidores têm melhores opções no mercado financeiro para colocar seus recursos.

Outras possibilidades para seu investimento render mais

P2P Lending

Primeiramente, não podemos deixar de citar a modalidade de P2P Lending, já que esta é uma novidade para investidores que buscam obter mais rentabilidade.

Através deste tipo de investimento, empresas que buscam crédito no mercado são conectadas a investidores que querem emprestar valores e receber juros pela operação, negociando diretamente com as empresas contratantes.

É um caminho de mão dupla, que beneficia investidores e empresas que contratam empréstimos: os investidores recebem uma boa taxa de juros, enquanto as empresas pagam menos do que se estivessem adquirindo crédito junto a instituições financeiras tradicionais. Por isso, é uma ótima opção para investidores que buscam fugir da baixa rentabilidade da caderneta de poupança.

Renda Fixa

Toda vez que o assunto são alternativas à poupança, sempre se sugere ao investidor os títulos de renda fixa.

Os principais destes títulos são o CDB; da LCI e a LCA; as debêntures emitidas por companhias de capital aberto; a CRI e a CRA; além das Letras de Câmbio. São títulos com boa rentabilidade, porém possuem certas peculiaridades.

Estes papéis podem ser uma boa alternativa à poupança. Porém, a maioria destes títulos tem como ponto negativo a impossibilidade de resgatar o dinheiro a qualquer momento, apenas mediante pagamento de mais impostos ou taxas. Além da falta de liquidez no mercado financeiro, fazendo com que estes títulos possam ser difíceis de ser negociados.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto, por sua vez, é composto por papéis da dívida pública. São títulos emitidos pelo Governo a fim de capitalizar o poder público para que ele possa realizar suas ações. Os juros pagos pelo Tesouro Direto fazem deste investimento bem mais atrativo do que a poupança.

O Tesouro Direto é composto por investimentos prefixados, pós-fixados e indexados ao IPCA para calcular a rentabilidade destes papéis a médio e longo prazo.

Agora que você já sabe quais são as alternativas para rentabilizar mais, que tal começar a investir em P2P Lending?

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de comentar aqui embaixo!

Laís Pizzingrilli

1 comentário até agora

AffiliateLabz Publicado em9:46 am - fev 20, 2020

Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram