Qual é a diferença entre empréstimo e financiamento?

Qual é a diferença entre empréstimo e financiamento?

Diferença entre financiamento e empréstimo

Seja para pagar um tratamento de saúde mais caro, para organizar a vida financeira ou até para adquirir a casa própria, a maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, vai precisar procurar uma financeira. Emprestar dinheiro é uma forma de realizar sonhos. Embora essas transações sejam muito frequentes, há pessoas que confundem financiamento com empréstimo.

Embora nos dois casos você esteja emprestando dinheiro de um banco, são duas formas bem diferentes de fazer o negócio. Por isso, antes de emprestar dinheiro ou financiar algo, é preciso conhecer bem cada um. Só assim saberá o que é melhor para o seu caso.

Preparado? Então descubra a diferença entre empréstimo e financiamento!

Descubra o que é um empréstimo

Quando você procura uma empresa para fazer um empréstimo, vai receber o valor desejado e acordado e poderá usar para qualquer finalidade. Você pode, por exemplo, fazer um empréstimo de R$ 4 mil e, com ele, viajar, pagar contas atrasadas e fazer a festa de aniversário do seu filho. Não importa.

Você usa o dinheiro sem precisar justificar. A única coisa que o banco quer é que você pague as parcelas em dia. Nelas, estarão o valor emprestado e os juros, que foram acordados na hora de assinar o contrato.

Os juros variam bastante, de acordo com o local no qual você pede o empréstimo. Por isso, é interessante pesquisar em várias financeiras, plataformas ou bancos, antes de decidir qual será o melhor.

Descubra o que é um financiamento

No geral, os juros do financiamento são menores do que os do empréstimo. Contudo, essa é uma maneira mais burocrática de conseguir o valor desejado.

A demora para ter o dinheiro pronto para uso, quando a pessoa faz um financiamento, é maior. Além da análise de crédito, que é feita no empréstimo e no financiamento, o uso que a pessoa fará do dinheiro também é avaliado com cuidado.

Por exemplo: se você for financiar uma casa, além de fazerem uma avaliação das suas condições financeiras para pagá-la, as instituições farão uma vistoria do imóvel. A documentação deverá estar impecável, bem como o imóvel deverá ser adequado e pronto para uso.

Os juros são menores, a burocracia é maior e você só poderá usar o valor financiado para a aquisição do bem acordado. Assim, é indicado para comprar:

  • A casa própria;
  • Um carro;
  • Uma moto, entre outros.

Qual é melhor opção? Empréstimo ou financiamento?

Isso vai depender muito do motivo que está fazendo você procurar por um valor em dinheiro. Vamos supor que você tenha feito uma compra muito grande no cartão de crédito e não tenha conseguido pagar a fatura totalmente.

Os juros do cartão de crédito são muito altos e, se não fizer algo rápido, a sua dívida poderá se tornar uma grande bola de neve. Por isso, é indicado procurar uma forma de pagar tudo e ter juros mais baixos.

A alternativa, para esse caso, é um empréstimo. Com esse dinheiro você poderá pagar o valor e não precisará dizer para o que vai usar. Já se for comprar uma moto, o financiamento é melhor. Juros mais baixos.

Quer saber mais sobre a diferença entre financiamento e empréstimo? Então, é só entrar em contato!

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram