5 dicas para perder o medo e começar a investir

5 dicas para perder o medo e começar a investir

Medo de investir

A palavra investimento pode estar um pouco distante da realidade de alguns. Mas você sabia que isso pode acontecer por crenças equivocadas que permeiam a mente da maioria, como não ter um alto salário, por exemplo? Normalmente, os potenciais investidores não iniciam a prática por sentirem medo de começar a investir.

Esse medo surge de várias fontes, principalmente a falta de informação sobre o assunto. Esse fato nos faz recorrer ao senso comum ou até mesmo buscar fontes de nenhum conhecimento. Apesar de o Estado impedir o primeiro passo do investidor, há uma série de ações que podem minimizar esse sentimento e trazer maior segurança.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para você perder o medo e começar a investir:

1. Procure conhecimento

Estudar é a melhor atitude para quem deseja investir e ainda não entende ao certo muitas coisas sobre o universo. Então, a fim de adquirir maior confiança, o melhor a se fazer é estudar. O que não falta na internet hoje são opções de conteúdos para futuros investidores. Por isso, o primeiro passo para perder o medo é adquirir segurança por meio do conhecimento.

2. Não fique preso a altos valores

Há hoje uma série de opções para quem deseja investir, principalmente, aos que não dispõem de altos salários ou altas quantias em sua poupança para aplicação. Em razão disso, a melhor alternativa é sempre aquela que se encaixa na realidade financeira do investidor. Pense nisso e invista os valores que possui.

3. Tenha controle dos riscos

Há certo senso comum em relação aos investimentos, como por exemplo, pensar que a bolsa de valores é a única forma de investir e deve-se ficar a mercê dos riscos que ela possui. Não é exatamente dessa forma que as coisas funcionam. Os investimentos são divididos entre os que apresentam maiores ou menores riscos. A escolha, portanto, deve ser a que se adequa melhor ao perfil do investidor.

4. Comece aos poucos

Para perder o medo é preciso começar. Então, comece arriscando menos até ter mais confiança. É importante sentir a sensação de investir, de fato, para por o conhecimento em prática. Assim, gradualmente os investimentos podem aumentar e também diversificar as formas de aplicar o dinheiro.

5. Crie metas e estratégias

Depois de adquirir conhecimento para investir o valor que está dentro da realidade, o investidor deve traçar metas e colocar estratégias em prática. Afinal, o investimento visa primordialmente o aumento de uma quantia de dinheiro. Portanto, nada melhor do que colocar aquilo que foi estudado em prática para aumentar o patrimônio financeiro.

Perder o medo é mais simples do que parece. O investidor em potencial precisa sair de sua zona de conforto para realmente colher os frutos de um investimento bem feito. Por isso, é importante trabalhar esse sentimento primeiro e adquirir segurança para colocar as ideias em prática.

O segredo então é mergulhar nos estudos e conhecer as diversas formas de investir. Inclusive, os valores iniciais que cada uma delas pode necessitar. Iniciar de fato, para experimentar a sensação de ser investidor e depois traçar as metas e estratégias, a fim de ampliar os resultados.

Ainda tem alguma dúvida? É só entrar em contato.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram