Como preparar a sua empresa para o 13º?

Muitos empresários ficam na dúvida de como preparar a sua empresa para o 13º de seus colaboradores. 

Ademais, muitos ficam em dúvida do conceito de décimo terceiro salário, quem realmente tem direito e como é feito o cálculo.

Sobretudo, o décimo terceiro é uma gratificação salarial paga por lei no final de cada ano, a todos os colaboradores que atuam com carteira assinada.

Vale ressaltar que os trabalhadores devem ter no mínimo 15 dias trabalhados no mês.

Entre eles estão: os trabalhadores rurais, urbanos, avulsos, domésticos e até mesmo aposentados e pensionistas do INSS, os quais também possuem direito ao décimo terceiro. 

De acordo com a Lei 4.749 de 12/08/1965 , o pagamento deve ser feito em duas fases. Sendo a primeira paga entre fevereiro a novembro, e a segunda até 20 de dezembro. 

Vale lembrar que dependendo do acordo com a entidade sindical, é possível que tenha prazos distintos para o pagamento.

Entretanto, o cálculo do pagamento deve ser feito da seguinte maneira: o valor total do salário dividido por 12, e o resultado multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano vigente. 

Todavia, para a primeira parcela não haverá desconto no valor a receber porém na segunda fase será descontado a incidência de INSS e IRRF.

Em síntese, o planejamento do 13º salário é uma prática saudável que a empresa deveria adquirir. 

A qual, garante o pagamento dos colaboradores sem prejudicar o fluxo de caixa da empresa, e evita problemas legais ou multas desnecessárias. 

Contudo, mesmo sendo uma despesa frequente, muitas empresas acabam esquecendo, e por consequência se endividam no final do ano.

Com isso, o ideal seria que a empresa entrasse em contato com um contador antecipadamente e levantasse o valor do 13º salário.

Por conseguinte preparar o seu fluxo de caixa ao longo do tempo, como por exemplo solicitar empréstimo para auxiliar no planejamento empresarial. 

A Ulend oferece linha de crédito específica para o décimo terceiro salário, com taxas mais justas e flexíveis para as empresas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *