Como ter um bom score nos bureaus de créditos?

Como ter um bom score nos bureaus de créditos?

Score bureaus

Os bureaus de créditos têm hoje, um papel fundamental no mercado financeiro. Afinal, são ferramentas amplamente usadas em negociações de crédito por Pessoas Físicas ou Jurídicas, empresas e bancos. Este serviço de informação financeira avalia a confiança e a reputação que um indivíduo tem para pagar o que gasta.

É uma forma de ter transparência no histórico de contas, sem explorar da privacidade de alguém. Desta forma, é possível fazer transações financeiras e empréstimos com mais segurança para os dois lados. Assim, um bom score é sinônimo de bom pagador, permitindo mais poder de negociação para quem necessita de crédito e mais garantia de retorno para o credor.

Muitas pessoas, sequer sabem como o score funciona até precisar dele e, por isso, suas pontuações podem não ser tão boas. No entanto, é possível mudar isso. Aumentar sua nota e mantê-la sempre alta é essencial para ser bem-visto pelas instituições financeiras e obter crédito quando necessitar. Entenda como se tornar um melhor consumidor e conseguir um bom score nos bureaus de créditos.

O que os scores dos bureaus de créditos levam em consideração?

O score é uma representação numérica de todos os dados públicos sobre situação de uma pessoa como pagadora. Em um cadastro negativo, por exemplo, são considerados pendências bancárias, cheques sem fundo, dívidas em aberto, parcelas não pagas e ações judiciais, além de dados cadastrais como idade e endereço.

Cada bureau tem uma forma de funcionamento diferente, com base nos fatores que têm peso maior ou menor. Apesar disso, o número não costuma variar tanto de instituição para instituição, variando normalmente de 0 a 1.000. Números baixos significam que a pessoa não honrou suas dívidas recentes e dificilmente vai quitá-las nos próximos 12 meses.

No entanto, uma nota alta significa que há menos chances de se tornar inadimplente em um empréstimo. O cadastro positivo valoriza essas características de bom pagador ainda mais, já que avalia as contas em dia, dívidas quitadas no prazo, empréstimos pagos etc. Assim, o importante é ter um bom planejamento financeiro para ser um bom consumidor.

Como ter um score alto?

Algumas atitudes simples já ajudam a manter um bom score, como atualizar suas informações cadastrais. Ter mais dados e canais de contato transmite confiança como pagador para as empresas. Além disso, prefira pagar contas em débito automático, para garantir que pagará em dia.

Já outros fatores, demandam mudanças maiores. Caso tenha nome sujo, limpá-lo é primordial para melhorar o score. Afinal, financiadores dificilmente confiam em quem não pagou dívidas e empréstimos anteriores. Os bureaus de crédito analisam a sua situação financeira por um período de tempo. Então, após quitar, a mudança na nota não será imediata, mas gradualmente, ela aumentará conforme liquidar suas faturas seguintes. Assiduidade em longo prazo é fundamental.

Uma dica para ter um bom bureaus de crédito é ter contas em seu nome. Você pode até nunca ter sido negativado, mas por ser responsável por poucas despesas, também não transmite tanta segurança. Um bom bureaus de crédito avalia dados e, sem isso, ele não tem como calcular sua pontuação adequadamente. Coloque contas, como luz e telefone, em seu nome para demostrar que é capaz de pagar suas contas tranquilamente.

Se você precisa de um empréstimo ou deseja investir financiando uma empresa, nós facilitamos essa negociação. Acesse nosso site e confira!

Se tiver alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo.

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram