Qual foi o aumento da demanda por crédito devido a crise?

Qual foi o aumento da demanda por crédito devido a crise?

Aumento crédito na crise

A crise econômica cria oportunidades para certos setores da economia, como é o caso dos bancos e das instituições que trabalham especificamente com empréstimo, seja com base no modelo P2P Lending ou não.

Para quem ainda tem dúvida, o modelo P2P é o tipo de empréstimo que conecta, simplificadamente, quem deseja emprestar e quem deseja pedir emprestado. Tudo isso com uma das menores taxas de juros do mercado.

Como a crise aperta, geralmente, a situação financeira da maioria das organizações e Pessoas Físicas que atuam como autônomas, é comum ocorrer um aumento da demanda por crédito no Brasil. Essa é uma ótima informação para quem tem o desejo de investir, emprestando dinheiro a quem precisa. Saiba mais continuando a leitura.

Aumento da demanda por crédito em 2019

A crise pela qual o Brasil passa não se limita somente a este ano. Teve início há uns anos. Isso, por um lado, é negativo para que o país gere uma boa imagem em suas relações de negócios. Por outro, como dissemos, se apresenta como uma excelente oportunidade para quem deseja investir, emprestando dinheiro a quem necessita, seja para abrir um negócio ou salvar sua empresa.

A título de informação, conforme uma reportagem publicada no Tribuna do Norte, portal de notícias online, o número de companhias que solicitaram crédito, em 2019, cresceu 9,6%, quando comparado com o ano anterior, 2018. Esse aumento representou o maior crescimento histórico em relação à demanda por crédito.

No Brasil, as regiões que se destacaram, no que diz respeito à solicitação de crédito foram Norte e Sudeste. Em seguida, ficaram o Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

Nesse sentido, cabe destacar ainda que alguns dos principais motivos para o crescimento da demanda por crédito foram:

  • Expansão dos negócios, mesmo em meio à crise;
  • Reorganização financeira, para que as organizações sobrevivessem a situação econômica pelo qual o país vem passando;
  • Pagamento de dívidas.

E em 2020? Como ficou esse aumento?

Em 2020, não foi diferente. Houve também um aumento da demanda por crédito, em meio à crise que assola o país, e a pandemia da Covid-19 tornou essa situação mais complicada. As medidas de restrições impostas pelos governantes colaboraram inevitavelmente para acentuar a crise econômica.

Mas, e então, de acordo com a Serasa Experian, empresa de proteção ao crédito, houve um aumento da demanda por crédito em agosto deste ano, 2020, comparado com a mesma época do ano passado. O crescimento foi de 6,2%.

Existe uma explicação para isso. Com o mercado relativamente parado, devido à medida de isolamento social, que impossibilitou que os consumidores saíssem para os centros das cidades, o fluxo de caixa das empresas reduziu. Com isso, elas tiveram que recorrer ao crédito, como uma forma de sustentar suas operações.

Como vimos, houve um aumento por demanda de crédito na crise. Aqueles que puderam, e podem, emprestar dinheiro, certamente, obtiveram um bom retorno.

Você gostaria de investir, emprestando dinheiro e obtendo, com isso, um bom retorno financeiro? Cadastre-se em nosso site agora mesmo e aproveite excelentes oportunidades de investimento!

Laís Pizzingrilli

Deixe uma resposta

Facebook
LinkedIn
Instagram